terça-feira, 31 de maio de 2011

Formas de Saludo y Despedida

En todo el mundo podemos encontrar diferentes formas de saludo, como en
Japón donde la gente se inclina hacia adelante, en algunas partes de Asia unirse a la
propias manos, en Rusia los hombres dan besos en la mejilla y en algunos casos en
la boca, en la mayoría de lugares en el mundo, aún prevalece apretón de manos.


El origen del apretón de manos es tan antiguo como el hombre, hay ciertos indicios, ya en época prerromana que así lo atestiguan.El apretón de manos, se utilizó en la Edad Media, los caballeros para saludarse "daban" la mano contraria al lugar donde llevaba la espada, (que solía ir colgada a la izquierda) al ofrecer esa mano el contrincante se aseguraba de que éste no iba a sacar la espada de repente para atacarle.Se dice que las sociedades secretas y algunos grupos privados incorporan saludos de manos únicos.




Com isso podemos ver a diversidade ao redor do mundo, no aspecto de culturas que variam de saudações até o tipo de comida ou modo de se vestir, e podemos ver também que o aperto de mão prevalece na maioria como mais tradicional, podendo (no caso do brasil) ser usado de modo formal ou informal.

Notícias recentes que você não sabia

Após mortes, governo ampliará combate a desmatamento na Amazônia


Eu particularmente nunca fui fã em proteção ambiental até porque essa coisa toda de desmatamento e aquecimento global é invenção. Água nem se fala, a água nunca irá acabar a menos que vá para o espaço, essa é minha opinião (que está correta, mas vocês ainda não perceberam), portanto entre salvar plantas e salvar vidas, vocês sabem


BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal vai intensificar o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia como uma das medidas para frear a violência no campo, após quatro assassinatos na região somente na semana passada, disse nesta segunda-feira o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
'Houve a decisão de se intensificar a operação Arco de Fogo, instituída em fevereiro de 2008 na região amazônica, para coibir o desmatamento ilegal, tendo como base o trabalho da polícia contra madeireiros que exploravam ilegalmente o corte de madeiras', disse Barreto a jornalistas depois de participar de uma reunião de emergência para tratar do tema.
'Houve grande resultado (com a operação), com queda de desmatamento, com maior pacificação da região', disse ele.
Na semana passada, somente no município paraense de Nova Ipixuna, foram assassinados o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, além do agricultor Herenilton Pereira dos Santos.
Em Rondônia, foi morto o agricultor Adelino Ramos, conhecido como Dinho. A presidente Dilma Rousseff determinou que a Polícia Federal apure os casos.
Barreto reuniu-se nesta manhã com o presidente da República em exercício, Michel Temer, os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Afonso Florense (Desenvolvimento Agrário) e representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Direitos Humanos.
Foi criado um grupo interministerial com técnicos desses ministérios para acompanhar o caso.
Nesta segunda-feira, foi publicada no Diário Oficial a liberação de verba para deslocamento e diária de fiscalizadores no Pará e Amazonas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, serão disponibilizados 500 mil reais --diferentemente do 1 milhão de reais informada em tabela no DO.
O governo estudará também a possibilidade de criar uma Área sob Limitação Administrativa Provisória (Alap) entre os Estados da região.
Novas decisões sobre o tema, no entanto, só deverão ser anunciadas na terça-feira.
Florense negou que as mortes da semana passada sejam relacionadas à aprovação na Câmara do texto que reforma o Código Florestal.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/05/30/apos-mortes-governo-ampliara-combate-a-desmatamento-na-amazonia.jhtm

Notícias do exterior

               Metrobús entrará a Los Andes y Veranillo

A partir de hoy a las 12:01 a.m. unos 20 buses, que forman parte del sistema del Metrobús, empezarán a rodar en el sector de El Valle, Veranillo y Los Andes por la ruta del Corredor Norte.
La Autoridad de Tránsito y Transporte Terrestre (ATTT), que dio el visto bueno para la operación, indicó que la ruta El Valle-Corredor Norte tendrá como cabecera de ruta la actual piquera del mismo sector.
Mientras que Veranillo-Los Andes-Corredor Norte tendrá su parada en el centro comercial Los Andes.
Estos nuevos buses, cuyo costo del pasaje es de $1.25 por persona, se unen al lote de Torrijos Carter, Mano de Piedra y Santa Librada que ya están operando por el Corredor Norte.

http://www.elsiglo.com/mensual/2011/05/23/contenido/369590.asp


Essa noticia, que expõe uma melhoria a populaçao do panamá é interessante pois pode servir de exemplo para outros países como o brasil, que tem pela frente a copa do mundo e as olimpiadas, e necessita de um meio de transporte público eficaz que vá satisfazer toda a população local e os estrangeiros. E também é um grande avanço para eles, já que eles tem uma renda menor que a do Brasil.


          Tornado provoca destrozos en San Marcos de Colón

TEGUCIGALPA.- Unas 30 familias damnificadas, 55 casas dañas, postes del alumbrado eléctrico caídos e instituciones educativas sin techos dejó la tarde de ayer un repentino tornado en el municipio de San Marcos de Colón en Choluteca.
A las 3:00 de la tarde comenzó una fuerte lluvia, luego se oscureció el cielo, pero alrededor de las 5:00 p.m. una fuerte ráfaga de viento envolvió la zona dejando desastres en cuestión de segundos.
Al momento que se recuperaba del susto el poblador Marcos Ponce expresó que “esto fue un tornado inmenso, porque arrancaba los techos de las casas y los levantaba para arriba con todo y madera”.
Ponce indicó que el paso del ciclón fue rápido y no duró ni los diez segundos, pero causó una destrucción nunca antes vista, “daba temor ver las láminas volando en el aire, pero gracias a Dios no dañó a ninguna persona”.
La estudiante del Instituto Lempira, Karla Alcalde, dijo que ellos escucharon el estruendo y vieron las ráfagas de viento, y los maestros decidieron despacharlos para evitar una tragedia.

http://www.latribuna.hn/2011/05/22/tornado-provoca-destrozos-en-san-marcos-de-colon/


É realmente triste a noticia de que  mais uma cidade foi devastada por um tornado. Pode-se perceber facilmente o pânico que possuiu a população no depoimento de Marcos Ponce no texto, pelo menos o tal tornado não alcançou outras cidades ou paises. Nos últimos tempos, infelizmente, foram noticiados muitos desastres causados por fenômenos naturais, felizmente, nada tão grave aconteceu no Brasil.

terça-feira, 17 de maio de 2011

AIDS pode matar, só não é ela que mata

Primeiramente eu devo me desculpar pela demora por esse post atrasado(eu também não sei por que estou me desculpando), enfim, aqui fizemos um texto sobre o livro 'Depois Daquela Viagem', de forma a analisar o seu conteúdo, a sua história e também de forma 'sintática' ( não é essa a palavra correta, mas é a palavra que eu usei). Enquanto escrevíamos esse texto, eu comecei a pensar em algumas coisas que não escrevemos nele, mas decidi comentar aqui brevemente. Valéria, adquiriu a AIDS a cerca de 20 anos; lembrando sempre que nós vivemos em um mundo onde tudo é possível, falhas humanas acontecem, e pessoas com AIDS em média não vivem tanto assim, me surgiu a dúvida: Será que ela tem mesmo AIDS? Você provavelmente dirá que meu pensamento é ridículo, mas se pessoas ganham na mega-sena mesmo tendo uma chance absolutamente remota de ganhar, como você me garante que todos os testes em hospitais e clínicas que foram feitos estavam certos? Ou ela tem realmente a AIDS, mas não contraiu nenhum tipo de doença que causou estragos suficientes para matá-la? E ainda existe a probabilidade dela ter o vírus do HIV mas não ter a AIDS. Enfim, é um comentário estranho e meio louco, mas é meu ponto de vista, e aqui o texto que nós fizemos:


                                                                A Vitória Sobre a AIDS
O livro de Valéria, "Depois Daquela Viagem", fala sobre as aventuras que ela passou e as viagens feitas aos Estados Unidos, retratando nele não somente o vírus do HIV que ela adquiriu, como também outros fatos vivenciados que marcaram sua vida.
Tudo começou com uma viagem de navio, na qual ela conheceu um cara que mudou sua vida. Depois que eles começaram a namorar, ele a maltratava e nessa tortura a família dela acabou descobrindo e eles até se mudaram de cidade, porém já era tarde. Naquela época o conhecimento sobre a tal doença e o vírus era pouco, tanto que Valéria teve relações sexuais com ele sem se preocupar com isso, pois era uma doença considerada apenas de homossexuais e do grupo de risco.
Após o acontecido, quando a sua vida vira de cabeça para baixo, ela foi a diversos psicólogos e médicos, embora o que realmente tenha lhe ajudado foi a publicação deste livro.
Trata-se de linguagem não-literária, por fornecer informações de um certa maneira nos termos científicos, criticando a ignorância do povo e até as negligências tanto médicas quanto dela mesma, tudo isso de modo denotativo. Mas por ela tratar de todas as suas aventuras com tantas emoções e sentimentos profundos, se abrindo em seu livro como se estivesse conversando com a melhor amiga dela, entretendo os leitores, tornou-se um texto literário também.
É um livro que deve ser ligo por diversas pessoas, para adquirir precauções ou até para pessoas com baixa auto-estima e que sofrem de algum tipo de preconceito, é um livro muito bom de ser lido.


Fonte: O pessoal do grupo(Luiz Eduardo 'eu', Pedro, Tiago)

domingo, 8 de maio de 2011

Divisão do Estado do Pará

Eu sinceramente, assim como o resto da população, acho isso ridículo. É uma falta de coisa para fazer que acaba levando alguem a ter uma idéia dessas, sem fundamentos, nem sequer pensando em como vai ser o resultado e a aceitação disso no futuro, os políticos fazem isso beneficiando a si próprios e não ao resto do povo, que é quem realmente vai acabar pagando caro por isso.



Aprovado hoje pela Câmara dos Deputados o pedido de um plebiscito para divisão do Estado do Pará em 3 partes, ficando o Pará, Tapajós e Carajás. Agora segue para a aprovação final do presidente do Congresso, José Sarney e na sequência a organização eleitoral em até 6 meses.
O interesse maior é dos políticos que terão mais 2 Estados para implantar uma estrutura governamental, com muitos cargos de confiança a serem distribuidos, mais a eleição de novos Senadores, Deputados e Governadores.
Caso aprovado, o Brasil vai ter 29 Estados, hoje são 27 contando com o Distrito Federal.

Estados Brasileiros em ordem alfabética:
  • Acre
  • Alagoas
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Roraima
  • S‹o Paulo
  • Santa Catarina
  • Sergipe
  • Tocantins
http://asnovidades.com.br/2011/divisao-do-estado-do-para-novos-estados-brasileiros/